sexta-feira, 27 de julho de 2012

Projeto de uma aula utilizando Hipertextos -

Tecnologias na Educação
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Atividade 2.8




Plano de aula utilizando Hipertexto
- Língua Inglesa - Estrangeirismos/Anglicismos
"Influências da língua Inglesa em nosso cotidiano"

Autora: Glace Augusta Motta Silva
Turma: Ensino Fundamental - 8º e 9ºAno
Componente curricular: Língua Inglesa
Tema: Estrangeirismos/Anglicismos
Título: Influências da língua Inglesa em nosso cotidiano.
Conhecimentos prévios: Leitura e tradução de textos, estudo do vocabulário, uso do dicionário eletrônico, noções de gramática, com desenvolvimento das estratégias de Leitura .
Duração das aulas: Programar o tempo para realizar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma.

OBJETIVOS:
-Realizar uma pesquisa sobre a influência da língua inglesa e o uso de estrangeirismos no contexto social brasileiro, promovendo reflexão e crítica sobre os pontos positivos e negativos;
-Reconhecer palavras e expressões em Inglês utilizadas no dia a dia;
-Identificar-se como ser integrante e transformador diante do contexto linguístico em que está inserido;
- orientar os alunos na utilização das estratégias de leitura;

CONTEÚDO:
- Leitura e análise de artigos e reportagens referentes ao tema;
-Pesquisa e análise de letras de músicas;
-Escrita e leitura de palavras e expressões em Inglês;
-Confecção de um painel referente ao tema em Power point para apresentação em Datashow utilizando os hipertexto que remetem ao tema abordado.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
-Iniciar com uma conversa informal sobre o tema “Estrangeirismos” e propor alguns questionamentos referentes ao assunto.
O que você entende por
estrangeirismos? (indicar o significado através de um link)
- Indicação de vídeo
- Os alunos deverão anotar os termos em Inglês e pesquisar os significados nos sites
- Qual a importância da Língua Inglesa em nosso contexto social?
- Por que a Língua Inglesa tem grande influência mundialmente?
- Você já utilizou palavras em Inglês, ou esteve em contato com estrangeirismos em alguma situação do seu cotidiano?
- Orientar sobre
estratégias de leitura de texto em inglês.
- Listar palavras e expressões em Inglês conhecidas pelos alunos;
-Após as informações e expressões de ideias em sala de aula, encaminhar os alunos ao laboratório de informática para dar sequencia ao trabalho, pedir que levem papel e caneta para fazer anotações. Orientar os alunos quanto ao uso do computador e quanto ao desenvolvimento das atividades. Apresentar
Hipertexto contendo os endereços eletrônicos que serão acessados no decorrer do trabalho.
-Orientar os alunos para acessarem a
Wikipédia, para verificar o conceito e alguns exemplos de estrangeirismos, fazer também a leitura de um projeto de lei relacionado ao tema. Dialogar sobre o assunto possibilitando a reflexão, análise e expressão de idéias. Assistir ao vídeo, Samba do approach. Na sequencia fazer a leitura da letra da música, verificar os estrangeirismos presentes e pesquisar os significados, analisando o contexto e os prováveis motivos de serem utilizados. Os alunos deverão anotar os termos em Inglês e pesquisar os significados.
-Fazer uma pesquisa virtual sobre letras de músicas em Português que apresentam em sua composição palavras ou expressões em Inglês. Para essa atividade, orientar os alunos para que utilizem a página do Google. Pesquisar os significados das palavras e expressões estrangeiras.
-Selecionar algumas das músicas e em sala de aula destacar os estrangeirismos identificando o sentido dos mesmos de acordo com o contexto, bem como, refletir sobre o motivo e a relevância de serem utilizados;
-Utilizando materiais selecionados previamente como: palavras e expressões estudadas, letras de músicas, embalagens e rótulos, organizar um Power Point com o titulo “Influências do inglês em nosso cotidiano” acrescentar imagens e informações interligadas por hiperlinks.

RECURSOS
-Laboratório de informática;
-Internet
-Microsoft office Power Point
-Datashow

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Oferecer orientação e mediar o trabalho dos alunos tendo como ponto principal a avaliação continua e processual, qualificativa tendo como foco o desenvolvimento de habilidades e competências.
Observar o interesse e a participação dos alunos durante a realização das atividades. Verificar a coerência e a consistência argumentativa diante das atividades propostas e desenvolvidas.

BIBLIOGRAFIA
www.google.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=vaF0dcoI6B8

Um comentário: