terça-feira, 23 de agosto de 2011

Orientar e MediarTrabalho dos Alunos - Dicas para um Bom Projeto

Passos de um Projeto

Projeto:Violência - Reflexo da Sociedade - Vamos relfetir na escola. 

ORIENTADOR- Professor - Mediador

Para todas as Disciplinas - Para todos os Trabalhos
“Compete ao orientador sugerir, propor, orientar e avaliar o trabalho para que atenda aos critérios da pesquisa científica e zele pela correção da língua portuguesa, desde a elaboração do projeto até a apresentação e a defesa do trabalho de conclusão de curso na área específica ou afim”.
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Responsabilidades do orientador
a) avaliar a relevância, a originalidade e as condições de execução do tema proposto pelo aluno;
b) acompanhar a elaboração da proposta do projeto, bem como as etapas de seu desenvolvimento;
c) orientar o aluno, quando necessário, na re-elaboração de projeto de pesquisa e sugerir, se for o caso, indicações bibliográficas e as fontes de dados disponíveis em instituições públicas ou particulares ou da produção de dados oriundos de trabalho de campo;
d) atender, individualmente, cada aluno para orientação e avaliação do trabalho de pesquisa com a finalidade de preservar a articulação teórica-prática para a produção de um novo conhecimento;
e) atender semanalmente seus alunos orientados, em horário previamente fixado;
f) ser responsável pela adequação às Normas do Comitê de Ética e Pesquisa, oferecendo subsídio para que o aluno encontre e tenha as normas utiliadas para trabalhos (ABNT);

Assim:

Avaliação não deve ser do trabalho final, o trabalho final é resultado do Trabalho de orientação e mediação realializada pelo Professor/educador/orientador, durante a construção do Trabalho.
A avaliação educacional é uma tarefa didáctica necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objectivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correcções necessárias. A avaliação insere-se não só nas funções didácticas, mas também na própria dinâmica e estrutura do Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA).
A avaliação é um elemento muito importante no Processo de Ensino e Aprendizagem, porque é através dela que se consegue fazer uma análise dos conteúdos tratados num dado capítulo ou unidade temática. A avaliação reflecte sobre o nível do trabalho do professor como do aluno, por isso a sua realização não deve apenas culminar com atribuição de notas aos alunos, mas sim deve ser utilizada como um instrumento de colecta de dados sobre o aproveitamento dos alunos. Esta, porém, determina o grau da assimilação dos conceitos e das técnicas/normas; ajudam o professor a melhorar a sua metodologia de trabalho, também ajuda os alunos a desenvolverem a auto confiança na aprendizagem do aluno; determina o grau de assimilação dos conceitos.
A motivação do docente no ensino e a sua adequada formação deve dar o direito de comunicar ou se expressar, representando algo que seja para a criança se comunicar a partir do vocabulário formal a partir de uma linguagem "normalizada" determinada pela sua evolução mental, com capacidades para descobrir, investigar, experimentar, aprender e fazer, aprofundando os seus conhecimentos no domínio da natureza e da sociedade.

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