domingo, 23 de setembro de 2012

Google Drive o que é?



Google Drive–Computação em nuvem
O google lançou hoje mais um serviço de grande utilidade aos usuários de computadores que precisam ter a facilidade e comodidade de guardar seus arquivos e acessá-los de qualquer lugar onde esteja e dispondo de acesso à internet.
Com o google drive você tem 5 GB de espaço para armazenar seus arquivos e mantê-los a salvo em caso de formatação ou vírus.
Seus vídeos, fotos e documentos agora podem ser armazenados no drive do google e podem ser acessados de qualquer computador com internet.
A computação na nuvem é tendência e se faz necessária diante da necessidade de praticidade para guardar e acessar arquivos, numa sociedade cada vez mais conectada e que compartilha acesso a dados pessoais e/ou profissionais.
Para se informar mais a respeito de computação na nuvem, visite o tópico postado anteriormente:
Fique por dentro – Computação na nuvem
Para usar os serviços do google drive você precisa ter uma conta gmail. Após criado o seu login, acesse o google drive e comece a usar.
Há uma interação entre os documentos criados no google docs e o espaço de armazenamento do google drive. Neste ambiente você pode criar documentos que ficam armazenados na nuvem,   pode baixá-los em diversos formatos (doc, pdf, ppt, xls, etc), além de poder enviar suas músicas, fotos e demais arquivos.
Se o seu objetivo é praticidade, proteger seus documentos, ter acesso fácil, compartilhar de maneira eficiente, você deve aderir aos formatos de computação na nuvem e dispor de todas estas vantagens que facilitam o seu dia-a-dia.
Outro serviço de computação em nuvem é o Skydrive da concorrente Microsoft.
Dicas Skydrive – Windows live
O google drive não é o único meio de manter seus arquivos na nuvem, não é o primeiro e com certeza não será o último. Conheça, use, crie e compartilhe suas ideias com quem você quiser.
Fonte:


WEB NAS NUVENS

 Computação nas Nuvens ou “clouding computing” (em inglês) é mais uma nova tendência da computação que vem ganhando espaço e adeptos no mundo todo. Trata-se de uma nova maneira de utilizar a computação que propicia mobilidade aos usuários, já que os programas e arquivos ficam todos salvos em servidores que podem ser acessados através da internet de qualquer lugar do planeta em que você esteja.

Portanto, não será necessário ao usuário comum que este possua um super computador para armazenar seus arquivos e/ou programas. O usuário terá ao seu dispor um servidor onde poderá guardar todos os seus documentos. Nuvem portanto refere-se a servidor, que hoje possuem cada vez mais capacidade de armazenamento. O servidor poderia ser comparado a um disco rígido de grande capacidade que estará disponível em uma central que você acessa pela internet e faz upload (envia) seus arquivos.
Se você viaja para outro estado ou país, por exemplo, não necessita levar todos os seus arquivos armazenados no computador. Já pensou o transtorno em caso de roubo? Se seu notebook é levado junto com seus arquivos confidenciais, estará tudo perdido. Seu trabalho de semanas, meses ou anos… tudo acabado porque alguém roubou seu notebook.
Logo, não haverá necessidade de se investir em super computadores, mas sim um computador de configuração mínima que possa ser usado para acessar a internet. Se você armazenar seus documentos nas “nuvens” eles estarão lá sempre que você precisar utilizá-los.
O que você precisa fazer para utilizar esse novo recurso? Primeiro, usar um computador com acesso a internet. Este computador pode ser o seu micro pessoal, notebook, computador de uma lan house, ou seja, qualquer computador no mundo com acesso a internet.
O google mais uma vez saiu na frente e já oferece serviços gratuitos de computação em nuvem, é o google docs. Com o google docs você cria arquivos de texto, planilhas, apresentações, formulários e armazena no próprio servidor do google. A partir de qualquer computador com acesso a internet, você pode fazer edições de seus arquivos, impressões, etc. Basta ter uma conta no gmail e terá acesso a essa plataforma de edição e armazenamento de arquivos.
Há também os serviços google de armazenamento de fotos, como o álbum de fotos do picasa. O youtube pode ser considerado um serviço de computação em nuvem, já que armazena vídeos pessoais.
A microsoft recentemente também lançou um serviço de computação em nuvem, que é o skydrive, que oferece o armazenamento de documentos tais como texto, fotos, vídeos, limitados ao espaço de 5 GB. Entrando com sua senha do hotmail, encontra-se essa ferramenta no menu de opções. Lá também é disponibilizado o Microsoft Office em versão online. Isso mesmo, você pode criar, editar, salvar documentos de texto no word, panilhas em excel, tudo online. Seus arquivos podem ser salvos no próprio servidor da microsoft ou podem ser baixados para seu computador.
Esses espaços podem ser considerados como um pendrive virtual, guarde neles tudo o que você precisa acessar de qualquer lugar.
Vantagens:
    Você terá acesso aos seus arquivos a partir de qualquer computador em qualquer localização do planeta;
    Seus arquivos ficam protegidos por senha e você pode escolher as pessoas que poderão ter acesso a ele;
    Mesmo que você não tenha os softwares instalados no computador, tais como o word por exemplo, você pode utilizá-los diretamente através do site, tudo online.
    Praticidade, mobilidade, portabilidade – que é o que há de mais moderno oferecido pelas tecnologias.
    Você não perde seus arquivos se precisar formatar o seu computador.
Desvantagens:
    Se houver um problema no servidor, você pode perder todos os seus arquivos, para não ter esse problema mantenha uma cópia atualizada em local seguro;
    Cuidado redobrado com suas senhas para evitar que pessoas indesejadas tenha acesso aos seus documentos pessoais.
Já existem outros inúmeros servidores que permitem o armazenamento em nuvem, se interessou pesquise um pouco mais e veja que serviço lhe dá maior vantagem. Entre prós e contras, os prós ganham em larga escala, então modernize-se e utilize desde já o conceito de computação em nuvem.

Para que serve um tablet?

Muita gente me faz essa pergunta, então passeando pela internet visualizei um artigo que responde bem essa pergunta.
Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acessar a Internet, tirar e visualizar fotos, gravar e reproduzir vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos.
O tablet é bastante portátil e pode ser encontrado em vários tamanhos. Os modelos maiores apresentam uma tela touchscreen de 10.1 polegadas.
Recomendaria o tablet a quem já tem um computador desktop ou um notebook e que deseja mais mobilidade para se manter conectado todo o tempo.
Se for investir num desses aparelhos, considere como importante o tamanho da tela. Se você precisa de uma visualização mais ampla, opte por telas de 10.1 polegadas. Importante também ter rede 3G. Mesmo que você não pague um plano de dados 3G, você pode usar o chip do seu celular para acessar a internet básica do seu plano. No meu caso, uso a operadora Vivo e acesso a internet pelo plano internet ilimitada que custa R$ 9,90. Não é tão rápido, mas em casos de necessidade isso resolve.
O wifi já se encontra em todos os modelos de tablet mais atuais, o 3G é um recurso a mais. Esteja atento a essa diferença. Os modelos com wifi apenas poderão acessar a internet onde houver sinal de wifi, e isso não está disponível em todos os lugares. Os modelos 3G dão muito mais acessibilidade.
Os modelos mais modernos costumam vir com GPS. Com ele você pode calcular rotas e distâncias. Se o sistema operacional for Android, você pode baixar diversos aplicativos, cujo alguns muito úteis servem para listar estabelecimentos comerciais próximos ao local onde você esteja. Digamos que queira saber quais os restaurantes que estão perto do seu local, basta acessar o aplicativo. Ele vai estabelecer contato com o GPS, definir sua localização e apresenta o resultado em forma de lista, indicando endereços, telefones, distância.
Outros aplicativos interessantes que podem ser baixados para o android, destaco aplicativos de previsão do tempo, para medir distância e percurso de caminhadas, programa que calcula quanto você precisa de carne e outros itens de churrasco e quem gosta de jogos é um prato cheio.
Outro recurso significativo é a câmera que vem embutida ao aparelho. Com ela você pode tirar fotos, gravar vídeos ou usá-la como webcam. Esses arquivos podem ser instantaneamente compartilhados na internet, enviados por e-mail ou por mensageiros instantâneos.
Se você utiliza serviços voip (voice over ip), economize na sua conta telefônica fazendo chamadas pelo seu tablet usando o microfone e a saída de som disponível.
Navegue na internet, bata papos nos mensageiros instantâneos (msn messenger, gtalk, yahoo messenger), assista vídeos, compartilhe seus arquivos, redija textos, faça leitura de livros e muito mais usando o seu tablet.
Estou usando muito pra ler e acho bem cômodo, até porque escolhe-se o tamanho da fonte, a imagem da tela apresenta boa resolução, e suas leituras favoritas podem te acompanhar pra onde quiser pois é um objeto pequeno, leve e de fácil transporte.
As marcas que vem com o sistema operacional Android e que apresentam melhor desempenho atualmente segundo avaliações de especialistas são Samsumg Galaxy e o Motorola Xoom. Se você você, eu figiria dos modelos muito baratos e que não tem marca conhecida. Afinal, você quer um aparelho que funcione, não é mesmo?
Se o que você precisa é utilizar todos esses recursos citados, mobilidade, acesso a internet a qualquer hora e lugar e que além disso o aparelho seja extremamente portátil, não irá se arrepender de investir num desses aparelhos.
Pesquise bastante antes de comprar, compare os modelos e preços e mantenha-se sempre conectado.
Muito importante colocar o site de onde retirei essa informação. Dica muitas coisas legais você encontra nesse site.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012