Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:
1) Escolas Públicas de Educação Básica
Podem se inscrever individualmente educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, Matemática, Física etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), fundações e instituições de ensino sem fins lucrativos que atuem no Ensino Formal e não cobrem pelos serviços prestados. Também podem participar os educadores de escolas técnicas que lecionem disciplinas de educação básica como, Português, Matemática, Ciência etc.
· Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula
· Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa
· Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico
Os educadores que se inscreverem em uma das três categorias acima poderão ser remanejados pelo Comitê de Seleção para duas categorias especiais: Inovação em Contextos Desafiadores e Uso Avançado de Tecnologias Microsoft na Aprendizagem.
2) Ensino Técnico - Educador Inovador Escola Técnica
Podem se inscrever individualmente educadores e gestores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em escolas técnicas municipais, estaduais e federais.
3) Escolas Particulares - Educador Inovador Escola Particular
Podem se inscrever individualmente educadores e gestores independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.) que lecionem em escolas particulares.
4) Educador Inovador
Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico (escolas públicas) estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas ocorrerá por voto popular online e presencial no dia 03 de agosto, durante o II Fórum Microsoft de Educação Inovadora.